Depois de criar as classes de recursos e especificar como os dados de recursos devem ser formatados, a próxima coisa a fazer é criar ações do controller para expor os recursos para os usuários finais através das APIs RESTful.
O Yii fornece duas classes básicas de controller para simplificar seu trabalho de criar ações RESTful: yii\rest\Controller e yii\rest\ActiveController. A diferença entre os dois controllers é que o último fornece um conjunto padrão de ações que são especificamente concebidos para lidar com recursos do Active Record. Então, se você estiver usando Active Record e está confortável com as ações fornecidas, você pode considerar estender suas classes de controller de yii\rest\ActiveController, que permitirá criar poderosas APIs RESTful com um mínimo de código.
Ambas classes yii\rest\Controller e yii\rest\ActiveController fornecem os seguintes recursos, algumas das quais serão descritas em detalhes nas próximas seções:
O yii\rest\ActiveController oferece também os seguintes recursos:
index
, view
, create
, update
, delete
, options
;Ao criar uma nova classe de controller, uma convenção na nomenclatura da classe é usar o nome do tipo de recurso no singular. Por exemplo, para disponibilizar as informações do usuário, o controlador pode ser nomeado como UserController
. Criar uma nova ação é semelhante à criação de uma ação de uma aplicação Web. A única diferença é que em vez de renderizar o resultado usando uma view e chamando o método render()
, para ações RESTful você retorna diretamente os dados. O serializer e o objeto response vão converter os dados originais para o formato solicitado. Por exemplo:
public function actionView($id)
{
return User::findOne($id);
}
A maioria dos recursos da API RESTful fornecidos por yii\rest\Controller são implementadas por filtros. Em particular, os seguintes filtros serão executados na ordem em que estão listados:
Estes filtros são declarados no método behaviors(). Você pode sobrescrever esse método para configurar alguns filtros, desativar outros, ou adicionar seus próprios filtros. Por exemplo, se você precisar somente de autenticação básica de HTTP, poderá utilizar o seguinte código:
use yii\filters\auth\HttpBasicAuth;
public function behaviors()
{
$behaviors = parent::behaviors();
$behaviors['authenticator'] = [
'class' => HttpBasicAuth::class,
];
return $behaviors;
}
ActiveController
¶Se a sua classe controller estende de yii\rest\ActiveController, você deve configurar a propriedade modelClass para ser o nome da classe de recurso que você pretende servir através deste controller. A classe deve estender de yii\db\ActiveRecord.
Por padrão, o yii\rest\ActiveController fornece as seguintes ações:
Todas essas ações são declaradas através do método actions(). Você pode configurar essas ações ou desativar algumas delas, sobrescrevendo o método actions()
, como mostrado a seguir:
public function actions()
{
$actions = parent::actions();
// desabilita as ações "delete" e "create"
unset($actions['delete'], $actions['create']);
// customiza a preparação do data provider com o método "prepareDataProvider()"
$actions['index']['prepareDataProvider'] = [$this, 'prepareDataProvider'];
return $actions;
}
public function prepareDataProvider()
{
// preparar e retornar um data provider para a ação "index"
}
Por favor, consulte as referências de classe para classes de ação individual para saber as opções de configuração que estão disponíveis.
Ao disponibilizar recursos por meio de APIs RESTful, muitas vezes você precisa verificar se o usuário atual tem permissão para acessar e manipular o(s) recurso(s) solicitado(s). Com o yii\rest\ActiveController, isso pode ser feito sobrescrevendo o método checkAccess() conforme a seguir:
/**
* Verifica os privilégios do usuário corrente.
*
* Este método deve ser sobrescrito para verificar se o usuário atual tem o privilégio
* para executar a ação especificada diante do modelo de dados especificado.
* se o usuário não tiver acesso, uma [[ForbiddenHttpException]] deve ser lançada.
*
* @param string $action o ID da ação a ser executada
* @param \yii\base\Model $model o model a ser acessado. Se `null`, isso significa que nenhum model específico está sendo acessado.
* @param array $params parâmetros adicionais
* @throws ForbiddenHttpException se o usuário não tiver acesso
*/
public function checkAccess($action, $model = null, $params = [])
{
// verifica se o usuário pode acessar $action and $model
// lança a ForbiddenHttpException se o acesso for negado
if ($action === 'update' || $action === 'delete') {
if ($model->author_id !== \Yii::$app->user->id)
throw new \yii\web\ForbiddenHttpException(sprintf('You can only %s articles that you\'ve created.', $action));
}
}
O método checkAccess()
será chamado pelas ações padrões do yii\rest\ActiveController. Se você criar novas ações e também desejar executar a verificação de acesso, deve chamar esse método explicitamente nas novas ações.
Dica: Você pode implementar
checkAccess()
usando o componente de Role-Based Access Control (RBAC).
Found a typo or you think this page needs improvement?
Edit it on github !
Signup or Login in order to comment.