O caching de páginas é aquele que armazena o conteúdo de uma página inteira. Ele pode ocorrer em diferentes lugares. Por exemplo, ao ajustar corretamente os cabeçalhos HTTP para uma página, o navegador do cliente pode armazenar em seu cache o conteúdo por um tempo limitado. A aplicação web também pode armazenar o conteúdo da pagina em cache. Nessa subseção, veremos como fazer.
O cache de páginas pode ser considerado um caso especial de caching de fragmentos. Como o conteúdo de uma página geralmente é gerado aplicando-se um layout a uma visão, o cache não irá funcionar apenas utilizando os métodos beginCache() e endCache() no layout. A razão para isso é que o layout é aplicado dentro do método CController::render() DEPOIS que o conteúdo da visão foi gerado.
Para armazenar a página inteira, devemos pular a execução da ação que gera o conteúdo da página. Para isso, podemos utilizar COutputCache como um filtro. O código abaixo mostra como configuramos o filtro para o cache:
public function filters()
{
return array(
array(
'COutputCache',
'duration'=>100,
'varyByParam'=>array('id'),
),
);
}
A configuração acima, faz com que o filtro seja aplicado a todas as ações do
controle. Podemos limita-lo para uma ou algumas ações utilizando o operador +
.
Mais detalhes podem ser encontrados em filtro.
Dica: Podemos utilizar COutputCache como um filtro porque ela estende a classe CFilterWidget, o que faz com que ela seja tanto um widget quanto um filtro. De fato, o jeito como um widget funciona é bastante similar a um filtro: um widget (filtro) é iniciado antes que conteúdo por ele delimitado (ação) seja gerado, e termina depois que seu conteúdo delimitado (ação) foi gerado.
Signup or Login in order to comment.